trabalhar no céu

Recentemente compartilhei no meu Instagram um vídeo, em pleno feriado, dizendo que eu estaria trabalhando naquele dia que, para muitos, seria um dia de descanso. Em seguida, abri uma caixinha com a seguinte pergunta: Será que no céu vamos ter que trabalhar?

E, para minha surpresa, a maioria das pessoas respondeu que não, que no céu só iremos descansar. Mas, será mesmo? 

É claro que a Bíblia não responde todas as perguntas sobre como será o céu. 

Mas, com certeza, ela assegura que o céu será um lugar de descanso do trabalho árduo (ou do trabalho cansativo; da fadiga).

Veja o que diz Apocalipse 14:13:

13. E ouvi uma voz que vinha do céu, dizendo: “Escreva isto: Felizes os que, de agora em diante, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, eles são verdadeiramente felizes, pois descansarão de seu trabalho árduo; porque suas boas obras os acompanharão”.

A palavra traduzida como “trabalho” nessa passagem é a palavra grega kopos, que sempre é usada para enfatizar os aspectos negativos do trabalho. Na maioria dos casos em que essa palavra aparece no Novo Testamento ela significa trabalho árduo, labuta, enfado, ou seja, aspectos negativos do trabalho.

Porém, ainda no livro de Apocalipse, nos é dito que o céu será também um lugar de serviço.

Veja o que diz Apocalipse 22:3:

3. Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.

Ou seja, no céu haverá descanso do trabalho árduo, mas haverá também servos servindo, ou seja, trabalhando para o Senhor.

Como conciliar essas duas verdades bíblicas?

Primeiro, precisamos entender que Deus nos criou para sermos produtivos e não para ficarmos deitados sem fazer nada. Fomos criados para o trabalho.

Veja o que a Palavra de Deus diz em Gênesis 2:15:

15. O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.

Ou seja, Deus, antes da queda, antes mesmo do pecado entrar no mundo, colocou o homem no Jardim do Éden e deu a ele o trabalho de cuidar do jardim e cultivá-lo. Portanto, o trabalho não é uma consequência do pecado, como alguns pensam. O trabalho precede ao pecado. Deus mesmo trabalhou e continua trabalhando até hoje (João 5:17).

Portanto, o trabalho é bom. Porém, o homem pecou. E o pecado corrompeu todas as coisas, inclusive o trabalho. 

Nós vemos isso em Gênesis 3:17-19:

17. E ao homem declarou: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.

18. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo.

19. Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará”.

Percebem? O pecado tornou o trabalho do homem pesado, árduo, sofrido, difícil. Deus amaldiçoou a terra por causa do pecado do homem. A terra deixou de produzir apenas bons frutos e passou a produzir também espinhos e ervas daninhas. E para comer e sobreviver, o homem deveria agora suar a camisa. 

Daquele ponto em diante da história, o trabalho tornou-se um fardo para toda raça humana. Não apenas um fardo, mas um ídolo, pois o homem passou a trabalhar pensando em si mesmo, em seu próprio sustento, não mais na manutenção do Jardim de Deus. Por conta disso, muitos fazem do trabalho a coisa mais importante da vida, e acabam colocando o trabalho acima da família e até mesmo do serviço ao Senhor. Além disso, muitos só se consideram realizados ou só encontram um propósito ou uma identidade na vida, quando estão realizando o trabalho de seus sonhos.

Porém, no plano redentivo de Deus, realizado por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, o trabalho será redimido. É aqui que se encaixa o texto que lemos em Apocalipse 22:3. 

Vejamos novamente o texto:

3. Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.

Percebem? No início, Deus havia criado um lugar perfeito para o homem, dando a ele o trabalho de cultivar e cuidar desse lugar (o Jardim). Na queda, a terra é amaldiçoada, e o trabalho do homem, que antes era suave, se torna pesado, difícil e centrado em si mesmo. Na redenção, Deus retira toda maldição, ou seja, a terra não produzirá mais espinhos nem ervas daninhas, e o nosso trabalho não será mais árduo e nem centrado em nós mesmos, mas em Jesus Cristo. Nós, os seus servos, o serviremos… esse será o nosso trabalho. 

É interessante como Isaías 65:21-23 descreve a vida e o trabalho na Nova Jerusalém (a cidade citada em Apocalipse) dizendo que haverá a construção de casas (21), agricultura (21) e trabalho que não é mais vão (23). É essa vaidade do trabalho que é tão difícil, não é? Não é descanso do trabalho que desejamos, mas descanso da labuta, do trabalho árduo, da frustração e da falta de sentido.

É por isso que, mesmo nesta terra, mesmo em meio ao pecado, somos chamados a trabalhar com entusiasmo, como se estivéssemos servindo ao Senhor, e não a homens (Efésios 6:7), pois será assim no céu. Lá, serviremos ao Senhor com nosso trabalho.

Precisamos lembrar que no céu haverá descanso, mas que lá não é lugar de preguiça. Jesus, na parábola dos talentos, afirmou que o servo preguiçoso será jogado fora, na escuridão, onde haverá choro e ranger de dentes (Mateus 25:30). Esse lugar certamente não será o céu, pois no céu: Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor (Apocalipse 21:4).

Muitas coisas vão cessar no céu. O pecado cessará, a guerra cessará e as lágrimas cessarão, mas o trabalho não cessará. Este trabalho não será apenas repousante, mas também agradável.

O teólogo americano R. J. Rushdoony explica isso da seguinte forma:

“O Reino eterno, é o grande descanso sabático de Deus para nós, embora seja também um tempo de serviço. Porque então ‘nunca mais haverá qualquer maldição’, o impedimento do pecado e o mal terão desaparecido, e o trabalho e descanso serão uma unidade alegre em Cristo”.

Fonte: http://www.monergismo.com/textos/ceu/sobre-ceu_rushdoony.pdf

Diante de todas essas informações, chegamos a conclusão de que sim, haverá trabalho no céu. E sim, haverá também descanso. E o trabalho e o descanso estarão unidos, de forma harmoniosa e alegre, no serviço que realizaremos ao Senhor Jesus Cristo. Nosso trabalho será tranquilo, agradável e significativo. 

Trabalhar no céu é algo para se esperar, não temer. Afinal, quando o Senhor fizer novas todas as coisas, e não existir mais o pecado, nosso trabalho será novamente muito bom.

Finalizo com uma breve reflexão: 

Se você não gosta de servir ao Senhor nesta terra, trabalhando para Ele, para a glória dele, e para o crescimento de seu reino, então o céu será um inferno para você. #fica-a-dica

Deixe uma resposta