Leitura recomendada sobre o tema:

Desde o falecimento de Billy Graham, em 21 de fevereiro de 2018, tenho pensado muito sobre o estado atual do evangelismo . Infelizmente, não é bom. Uma série de fatores, incluindo o surgimento do “evangelho da prosperidade”, um crescente movimento hiper pentecostal e uma obsessão com a política lançaram uma sombra sobre a missão evangelística da igreja.

Combine essa confusão na igreja com um secularismo sempre crescente nas instituições e estabelecimentos mais poderosos de nossa cultura, e parece que estamos no meio de uma tempestade perfeita que se enfurece contra o avanço do evangelho.

O PACTO DE REDENÇÃO

Foi durante esse período perigoso que me lembrei de uma verdade importante. Uma verdade antiga. Uma verdade bíblica. Uma verdade que a fé reformada enfatizou particularmente durante os tempos de renovação e avivamento. Uma verdade que tem alimentado o evangelismo e missões nos últimos dois mil anos.

É a verdade que Paulo menciona em Tito quando diz que Deus prometeu “vida eterna. . . antes dos tempos eternos” (1:2).

É a verdade que João faz referência em Apocalipse 13:8 quando menciona que aqueles que adorarão a besta são “todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo”.

É a verdade às vezes chamada de aliança da redenção . É a gloriosa doutrina que antes de o cosmos ser criado, nosso Deus Trinitário fez um pacto de redimir um povo para a honra e glória de Seu nome – o Pai escolhendo quem seria redimido, o Filho concordando em comprar sua redenção e o Espírito Santo concordando para aplicar a obra redentora de Cristo aos eleitos.

É esta verdade que levou Paulo, Pedro e os outros apóstolos até os confins da terra, sabendo que Deus escolheu um povo eleito de cada tribo, língua, povo e nação que deve vir à fé por meio da pregação do evangelho (Atos 13:48; Atos 18:10Tito 1: 1).

Charles Spurgeon, o grande pregador britânico do século XIX, centrou seu ministério evangelístico na aliança da redenção. Ele descreveu essa aliança da seguinte forma:

É um pensamento nobre e glorioso, a própria poesia daquela velha doutrina calvinista que ensinamos, que muito antes que a estrela do dia conhecesse seu lugar, antes que Deus falasse existência do nada, antes que a asa do anjo agitasse o éter não navegado, antes de um o canto solitário havia perturbado a solenidade do silêncio em que Deus reinava supremo, ele havia entrado em conselho solene consigo mesmo, com seu Filho e com seu Espírito, e naquele concílio decretou, determinou, propôs e predestinou a salvação de seu povo.

C.H. Spurgeon, Revival Year Sermons: Preached at the Surrey Music Hall During 1859, New edition (Edinburgh: Banner of Truth, 1996), 39.

O pacto de redenção é fundamental para recuperar bases evangelísticas necessárias por uma série de razões. Mencionarei brevemente dois.

A PERDIÇÃO DA HUMANIDADE E A CERTEZA DA SALVAÇÃO

Frances Schaeffer uma vez comentou que se ele tivesse uma hora para apresentar o evangelho à pessoa sentada ao seu lado em um avião, ele passaria os primeiros cinquenta e cinco minutos explicando a escravidão do homem ao pecado e seu estado diante de um Deus santo antes de explicar o evangelho em si nos cinco minutos restantes.

Em uma cultura onde o maior tabu não é afirmar a identidade escolhida por outra pessoa, frequentemente temos muito trabalho pré-evangelismo a fazer antes de sermos capazes de apresentar o evangelho, como Schaeffer modelou em sua própria época.

COMPARTILHANDO

O pacto da redenção é útil neste ponto porque nos lembra que, primeiro, não devemos nos surpreender pelo fato de estarmos enfrentando uma perda cultural – a humanidade sempre precisou da intervenção de Deus para a salvação (2 Timóteo 2:261 Pedro 2:10); e segundo, que apesar de quão ímpia e secular a cultura, Deus escolheu redimir um povo para Si mesmo, um povo que deve vir à fé por meio da pregação do evangelho (1 Coríntios 1: 26-28Efésios 1: 3 -10Tito 1: 11 Pedro 1: 1) .

Sim, enfrentamos grandes obstáculos evangelísticos, mas o Pai escolheu um povo, o Filho o comprou e o Espírito Santo está atraindo-o para Si mesmo.

Esta é uma boa notícia, porque significa que não apenas nossa vitória é certa em meio às grandes dificuldades, mas que temos o privilégio de participar do desdobramento do cumprimento da aliança que Deus fez antes do início dos tempos.

A PREGAÇÃO DA CRUZ

Talvez o mais importante, a aliança de redenção também nos leva de volta à grande mensagem da cruz, pois é lá que a salvação foi alcançada de uma vez por todas. Cristo comprou Sua noiva, que o Pai havia prometido a Ele. Cristo redimiu um povo. É Jesus quem salva e ninguém mais. A Confissão de Fé de Westminster coloca desta forma: “O Senhor Jesus, pela sua perfeita obediência e pelo sacrifício de si mesmo, sacrifício que pelo Eterno Espírito, ele ofereceu a Deus uma só vez, satisfez plenamente à justiça do Pai. E para todos aqueles que o Pai lhe deu adquiriu não só a reconciliação, como também uma herança perdurável no Reino dos Céus ” (8.5).

Evangelistas reformados sempre descansaram neste fato – a obra redentora de Cristo terminou. Não há necessidade do sacrifício da Missa Católica Romana. Nem podemos ver a fé como uma obra à qual acrescentamos o que Cristo realizou. Em vez disso, a fé é um dom dado pelo Espírito como resultado da grande aliança de redenção.

Por causa da aliança de redenção, pregamos um Cristo inteiro e uma cruz inteira. Não há espaço para dizer: “Cristo fez a sua parte; agora você faz a sua parte”. Não – Cristo fez tudo isso.

Como disse o falecido professor do Seminário Teológico de Westminster, John Murray:

É a própria doutrina de que Cristo obteve e garantiu a redenção que investe a oferta gratuita do evangelho com riqueza e poder. É essa doutrina por si só que permite uma apresentação de Cristo que será digna da glória de sua realização e de sua pessoa. É porque Cristo obteve e assegurou a redenção que ele é um Salvador todo-suficiente e adequado.

John Murray, Redemption Accomplished and Applied (Grand Rapids, Mich: Eerdmans, 2015), 65.

UM FAROL NAS ROCHAS

Portanto, em meio às turbulentas marés culturais e à convulsão evangélica, temos um farol bem acima das rochas, trazendo-nos de volta à certeza doutrinária e à confiança evangélica.

O sucesso de nossa missão reside no fato de que, na eternidade, um Deus Trinitário todo-poderoso fez um pacto de salvar um povo. O Pai escolheu um povo. Jesus os salvou. E o Espírito Santo os atrai. Isso é certo. Esse é o motivo de confiança em tempos difíceis.

Texto por: Grant R. Castleberry
Original: https://tabletalkmagazine.com/posts/reformed-evangelism/

Deixe uma resposta