Vida Cristã

Novos hábitos para um novo ano

O ano novo é sempre um ótimo momento para avaliar hábitos atuais e implementar novos. Ao refletirmos sobre o ano anterior, podemos avaliar o que funcionou e o que não funcionou. 

Avaliando nossos hábitos para identificar nossas prioridades

Em seu livro Do It for a Day: How to Make or Break Any Habit in 30 Days , o pastor Mark Batterson começa sua introdução afirmando: “Mostre-me seus hábitos e eu lhe mostrarei seu futuro”. Avaliar nossos hábitos é uma ótima maneira de identificar nossas prioridades. Por exemplo, podemos dizer aos outros que a família é uma prioridade, mas se os nossos horários habituais não incluem tempo com a nossa família, então os nossos hábitos dizem que a família não é uma prioridade. 

A bela verdade sobre os hábitos é que podemos eliminar os maus e implementar os bons, e esta é uma aplicação do livro de Batterson. De acordo com sua pesquisa, pode levar de 21 a 254 dias para desenvolver um hábito e, quer demore um mês ou um ano, hábitos saudáveis ​​podem ser desenvolvidos.

Buscando a sabedoria de Deus para a formação de hábitos

O pastor e autor Peter Scazzero escreveu um livro intitulado Líder Emocionalmente Saudável . Uma das minhas maiores conclusões deste livro é que a fidelidade a Cristo não pode ser manipulada. Pelo contrário, a semelhança de Cristo é o resultado de passar tempo na presença de Deus através da sua Palavra, oração, adoração e ministério do Espírito Santo .

Se tentarmos cortar atalhos em nossa própria formação espiritual, nossas vidas estarão sujeitas à desordem. Podemos pegar o princípio de liderança emocional e espiritualmente saudável de Scazzero e aplicá-lo aos nossos hábitos. Como seriam os hábitos espiritualmente saudáveis? 

Na sua carta à igreja em Éfeso, o Apóstolo Paulo fornece uma série de exortações no capítulo cinco que, quando implementadas diariamente, podem tornar-se uma série de hábitos nas nossas vidas. Efésios 5:15-21 (NVT) diz:

Portanto, sejam cuidadosos em seu modo de vida. Não vivam como insensatos, mas como sábios. Aproveitem ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus. Não ajam de forma impensada, mas procurem entender a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, pois ele os levará ao descontrole. Em vez disso, sejam cheios do Espírito, cantando salmos, hinos e cânticos espirituais entre si e louvando o Senhor de coração com música. Por tudo deem graças a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Sujeitem-se uns aos outros por temor a Cristo.

Efésios 5:15-21 (NVT)

Se delinearmos nesta passagem uma série de hábitos espiritualmente saudáveis, poderíamos colher o seguinte : 

  • viva com sabedoria
  • resgate o tempo
  • discirna a vontade de Deus
  • seja cheio do Espírito
  • louve a Deus
  • agradeça
  • submeta-se um ao outro.  

Imagine as possibilidades para 2024 se você buscar intencionalmente a sabedoria de Deus diariamente. Pense nas coisas valiosas que você poderia realizar se apertasse sua agenda e priorizasse as coisas que são mais importantes. Como sua rotina diária mudaria se você discernisse a vontade de Deus para cada área de sua vida por meio da oração, da leitura de Sua Palavra e do jejum? Espero que você entenda.

Mudando Nossos Hábitos para a Glória de Deus no Trabalho

2024 é um novo ano e uma nova oportunidade para novos hábitos. Como afirma o Apóstolo Paulo, vivemos numa época má e não podemos permitir que o nosso tempo, energia e recursos sejam investidos em hábitos que não têm valor eterno e redentor. Isto é especialmente verdadeiro em nossos ambientes vocacionais. 

Se os nossos hábitos não refletem o trabalho realizado para a glória de Deus, algo precisa mudar. Quando recebemos aplausos no trabalho, é nosso hábito construir nossa marca pessoal ou é nosso hábito dar glória a Deus? Quando vamos trabalhar, vamos com uma canção de louvor em nosso espírito ou tememos os “e se” do próximo dia de trabalho? Se não tomarmos cuidado, podemos desenvolver subconscientemente hábitos que não resultam em vidas espiritualmente saudáveis.

Liderando pelo exemplo e seguindo o chamado

A base da nossa liderança é o exemplo que damos. Se nossos hábitos não são estruturados, intencionais e semelhantes a Cristo, como podemos esperar que os outros sejam estruturados, intencionais e semelhantes a Cristo?

Devemos liderar pelo exemplo, e começamos a dar um exemplo piedoso quando avaliamos o nosso próprio estilo de vida para identificar quais hábitos precisam permanecer, quais precisam ser eliminados e quais precisam ser acrescentados. Depois de identificarmos os hábitos necessários para um estilo de vida cristão, priorizamos nossa programação para garantir que haja espaço para esses hábitos prosperarem.

Seguir a Cristo é tanto um chamado para viver quanto um chamado para morrer – vivemos para Cristo e morremos para nós mesmos. Em 2024, quais hábitos precisamos viver e quais precisamos morrer? Nossas respostas a esta pergunta determinarão se viveremos uma vida espiritualmente saudável. 

Vamos fazer de 2024 o ano mais espiritualmente saudável de nossas vidas, posicionando-nos na presença de Deus para que possamos ser transformados por ele. Não podemos mudar a nós mesmos, mas podemos mudar os nossos hábitos para estarmos em melhor posição para experimentar o amor e a presença de Deus e, ao fazermos isso, ele nos mudará.  

Por: Joshua Nangle.
Originalmente publicado em: Institute for Faith, Work & Economics (IFWE) 

Deixe uma resposta