Leitura recomendada:


Se tem uma coisa que eu e minha filha Nicolye gostamos de fazer juntos é jogar videogame. Esse é o nosso momento. Jogamos de tudo: jogos de corrida, de aventura, de fazer comida (sim, existe jogo de cozinhar), e até aqueles jogos de tiro em primeira pessoa. Não tem diversão melhor do que vencermos juntos os mais difíceis desafios que esses jogos nos apresentam.

Uma das coisa mais legais em se jogar videogame é que não precisamos nos preocupar com a morte de nosso personagem. Se morremos, teremos uma nova vida. Se perdermos todas as vidas, basta começar o jogo novamente. Simples assim.

Em certos aspectos, a vida humana tem semelhanças com um jogo de videogame. Ela possui muitas fases, com níveis e dificuldades diferentes. No início, tudo é muito fácil. Você não precisa pensar muito para avançar as fases. As pessoas te ajudam, te alimentam, trocam suas fraldas, te ensinam, seguram a sua mão e até te carregam no colo.

Conforme você vai progredindo, as fases começam a ficar mais difíceis. Você passa a ter que enfrentar sozinho seus medos, tristezas e mágoas. Obstáculos cada vez maiores são colocados à sua frente. Com isso, surgem as preocupações, inquietações, ansiedades e angústias.

Porém, as semelhanças da vida real com um jogo de videogame acabam aqui.

Na vida real não podemos nos arriscar, pois, ao contrário do que alguns pensam, não há uma segunda chance, uma vida extra e muito menos um botão de reinício. A Palavra de Deus afirma que aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo (Hebreus 9:27). Se deixarmos os vilões da vida vencerem, perderemos o jogo, morremos. Não tem volta.

Mas há uma boa notícia.

Quando somos criança e temos dificuldades em passar de alguma fase do jogo, chamamos alguém mais experiente e pedimos a sua ajuda. Com minha filha não foi diferente. Por diversas vezes ela já disse: “pai, me ajuda aqui, não consigo passar essa fase sozinha”. Nesses momentos eu assumia o controle e, com muita calma, mostrava o caminho correto, completava o nível e, no final, a gente acabava vencendo juntos.

Na vida real existe alguém assim, com essa experiência. Alguém que já passou por todas as fases desse “jogo da vida”. Alguém que enfrentou medos, tristezas, mágoas, preocupações e inquietações. Alguém que sofreu e que chorou. Mas que, no final, venceu por nós. Essa pessoa é JESUS CRISTO.

O autor de Hebreus nos lembra que “Nosso Sumo Sacerdote [Jesus] entende nossas fraquezas, pois enfrentou as mesmas tentações que nós, mas nunca pecou” (Hebreus 4:15). Jesus conhece nossas aflições e é o único capaz de nos ajudar a passar pelas fases mais difíceis. Ele mesmo afirmou: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33).

Não sei em que fase do “jogo da vida” você está. Não sei qual o nível de dificuldade você está enfrentando nesse momento. O que sei é que cada “jogo da vida” é diferente do outro. Cada um tem suas lutas próprias e vilões diferentes que precisam ser derrotados. Cada jogo possui níveis de dificuldades próprios e distintos de pessoa para pessoa. A única coisa que é igual para todos os que jogam o “jogo da vida” é que só alcançaremos a vitória final se crermos e entregarmos o controle de nossa vida para Jesus Cristo. Ele é o único capaz de vencer esse jogo. Sem Ele, o final do jogo será sempre a morte.

João, em sua primeira carta, afirmou que: “(…) todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (1 João 5:4,5).

Quando você crê em Jesus Cristo, e entrega a Ele o controle de sua vida, Ele te dá vitória sobre o pecado (Romanos 6:5-7); Ele rompe as barreiras da inimizade e te aproxima de Deus (Efésios 2:12-13); Ele vence seu inimigo mais temido, a morte (1 Coríntios 15:55-57).

Creia e entregue o controle de sua vida a Jesus Cristo e Ele te mostrará o caminho para a vida eterna. Na verdade, Ele é o caminho e a vida: “Jesus disse: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim’” (João 14:6). Ainda na primeira carta de João nos é dito “(…) que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho” (1 João 5:11). Foi para isso que que Deus entregou seu filho, levantando-o no madeiro da cruz: “Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:15,16).

Quando eu assumia o controle e passava as fases mais difíceis do jogo no lugar da minha filha, eu vencia, mas a vitória era dela. Assim será se você crer em Jesus e confiar sua vida a Ele, você vencerá com Cristo, e seu prêmio será estar com Ele eternamente: “ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono (Apocalipse 3:21)”.

Você crê nisso?

Deixe uma resposta